segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estado - Noção e Funções

1. Verifique no texto de SAMUELSON, que a intervenção do Estado na economia já observou diferentes graus na sua história. 

2. Verifique no mesmo texto, que a opção entre o Estado laisser-faire e o Estado Providência é uma escolha política e ideológica.

3. Relacione a globalização das economias com a viragem assinalada por volta dos anos 1990.

4. São elementos constitutivos do Estado a população, o território e o poder político.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado
Define-se como Nação a reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o

a) Defina Estado.
b) Explique a tendência de uma Nação pretender constituir o seu Estado.
c) Dê exemplos de Estados que não correspondem a Nações.
d) Dê exemplos de Nações que não constituíram os seus Estados.



Respostas:


1. Durante o séc. XIX  a maior parte da Europa e da America do Norte vivia sob a doutrina de laissez-faire em que o Estado era para não intrevir, e foi visto que isso não funcionára pois causava excessos do Capitalismo, por isso há cerca de um século abandonou-se o laissez-faire puro dando varios papeis ao Estado. No final do séc.XX houve uma diminuição dos poderes do Estado considerável.
 
2. A escolha entre os dois tipos de Estado depende das decisões dos politicos governantes(partidos da direita- PSD e CDS, pertence a Laissez-Faire, enquanto os partidos da esquerda são o PS e o PCP, que pertencem ao Estado Providência ), assim como, a decisões ideologicas em que fazem parte o mercado ou ao plano, como por exemplo o Estado não permite que ninguem passe fome ou  não se oferença os cuidados basicos os sem-abrigo ou sem dinheiro,.

3. A globalização das economias está associada ao periodo do Final da Guerra Fria e o fim da URSS, pois durante esse periodo os dois mundos, os socialistas e os capitalistas, viviam separados o que impedia uma globalização nas economias. As economias capitalistas eram mais competitivas que as socialistas, por isso facilmente as venceram quando entraram em competição. E assim todos os países começaram a transitar para o capitalismo que hoje se está a à escala global como se fosse a única forma possível de organização e funcionamento das sociedades.
 
4.
a) Estado conjunto das instituições como o governo e as forças armadas, que controlam e administram uma nação como país soberano com estrutura própria e politicamente organizada.
b) Uma Nação é uma comunidade cultural, com ideias e traços especificos a si própria assim destinguindo-se de outras. Assim é natural que pretenda afirmar-se como entidade e asegurar o seu futuro coletivo, o que levará a formar um Estado independente, soberano no seu território sobre a sua população.
c) O Vaticano e os Estados Unidos da America por exemplo.
d) Pais Basco e o Tibete por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário