quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A Mão Invisível de Adam Smith



 A Mão Invisível de Adam Smith

1. O que entendes por “Mão Invisível”?

2. Sob certas condicionantes restritivas, uma economia concorrencial é eficiente. Explicita o que se entende por uma economia produzir eficientemente.

3. Se a “Mão Invisível” funcionar eficientemente, a intervenção do Estado na economia quase de certeza que é prejudicial. Justifica.

4. Identifica os três motivos que Samuelson refere de alcance limitado para a doutrina da “Mão Invisível”.


Respostas:

1-Cada indivíduo pretende apenas e só apenas o seu próprio ganho, com essa consciência são levados por uma espécie de mão invisível que os guia a promover um fim que não faz parte das suas intenções, pois na prossecução do seu próprio interesse, este promove frequentemente o da sociedade também, e com mais eficiência do que quando realmente têm intenção de a promover. 

2- Para uma Economia estar a produzir eficientemente esta precisa de aumentar o bem-estar do individuo, até ao ponto em que, para aumentar mais o bem-estar tem que piorar o bem-estar de outro individuo, isto é quando não se pode aumentar o bem-estar económico de um indivíduo sem piorar o de outro indivíduo.

3- Quando a Mão Invisível funciona eficientemente se o Estado intervir irá haver uma falha na Mão Invisível pois irá alterar o balanço do bem-estar económico dos vários indivíduos.

4- Os três motivos que Samuelson refere quanto ao alcance limitado da Mão Invisível são:
  •  As falhas do mercado pois nem sempre o mercado faz os resultados mais eficientes.
  •  Em monopólios e outras formas de concorrência imperfeita pois há ou pouca concorrência ou o equilíbrio do bem-estar é muito instável, sempre em mudança.
  • As externalidades do mercado, estas serão positivas(descobertas cientificas) ou negativas(poluição) e estas efetam como o mercado reage.




Sem comentários:

Enviar um comentário