quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Estado - Noção e Funções part 2 perguntas 5/6/7 Feito por Alexandre e Ana Barradas

5. Consulte a Constituição da República Portuguesa.
a) Identifique os órgãos de soberania do sistema político português.
b) Indique as competências genéricas de cada órgão.
c) Identifique o órgão com maior poder em termos de condução da política económica.
d) “O Governo é responsável perante o Presidente da República e a Assembleia da República”, Artº 190º da CRP. Explicite o significado desta expressão.

6. Observe a imagem "Funções do Estado".
6.1. Explicite os seguinte conceitos:
a) Estado Polícia (ou Estado Mínimo ou Liberal);
b) Estado-Providência (ou Estado Protector ou de Bem-estar, Welfare State);
c) Estado intervencionista (ou Estado Imperfeito);
d) Bens públicos;
e) Externalidades.

6.2. Mostre que a educação têm externalidades positivas.

7. Consulte o documento SÍNTESE: Funções e organização do Estado.
7.1. Explicite as esferas de actividade do Estado.
7.2. O Sector Público inclui o SPA e SEE. Indique as componentes destes.

Respostas:

5.
a) e b)
Os órgãos de soberania  do sistema político português são:
Presidente da Republica, que representa a Nação e o povo;
Assembleia da Republica, tem a função de criar as leis - Função Legislativa;
Governo, tem a função de gerir quotidianamente os recursos - Função Executiva;
Tribunais, têm a função de administrar a justiça - Função Judicial;

c)
O Governo é que possui o maior poder em termos de condução da política económica.

d) "O Governo é responsável perante o Presidente R. e a Assembleia R." pois  se o P.R. perder a confiança na A.R., tem o poder de a dissolver o que fará dissolver também o Governo, assim como a A.R tem o poder de dissolver o Governo pois foi formado pela Assembleia.

6-
6.1-
  a) O estado policia é um estado que, intervém minimamente tanto na economia e na equidade social.

  b) O estado providência é um estado que, intervém nem minimamente nem drasticamente mas sim uma mistura entre os dois.  Preocupa-se com as externalidades, com a regulamentação os monopólios, com a superação das lacunas da informação e com o proporcionamento de uma segurança social melhorada.

  c) O estado intervencionista é um estado que intervém drasticamente na economia e na equidade social.

  d) Um Bem publico tem as seguintes propriedades:
- Não rivalidade, significa que quando um individuo utiliza esse bem, não diminui a quantidade disponível para os outros indivíduos.
- Não- exclusão, significa que é impossível e proibido por lei excluir indivíduos que não paguem pela utilização desse bem. 


  e) Uma Externalidade, ocorre quando as empresas ou indivíduos impõem custos ou benefícios a terceiros que estão fora do mercado. A poluição é uma externalidade negativa, por outro lado as descobertas cientificas são uma externalidade positiva.

6.2- Quando uma pessoa é educada as pessoas à sua volta beneficiam desse conhecimento mesmo sem tê-lo aprendido.

7-1-
As esferas de actividade do Estado são: Esfera Política que garante a aplicações das leis, Esfera Social que serve para garantir o Bem-estar da população e por último a Esfera Económica que garante o Bom funcionamento da Economia.

7-2-
O SPA ou Sector Público Adminitrativo inclui a Administração Central, Administração Regional e Local e Segurança Social.
O SEE ou Sector Empresarial do Estado inclui Empresas Públicas, a Empresas Participativas e as Empresas Municipais.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estado - Noção e Funções

1. Verifique no texto de SAMUELSON, que a intervenção do Estado na economia já observou diferentes graus na sua história. 

2. Verifique no mesmo texto, que a opção entre o Estado laisser-faire e o Estado Providência é uma escolha política e ideológica.

3. Relacione a globalização das economias com a viragem assinalada por volta dos anos 1990.

4. São elementos constitutivos do Estado a população, o território e o poder político.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Estado
Define-se como Nação a reunião de pessoas, da mesma raça, falando o mesmo idioma e tendo os mesmos costumes, formando, assim, um povo, cujos elementos componentes trazem consigo as mesmas características raciais e se mantêm unidos pelos hábitos, tradições, religião, língua e consciência nacional. 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Na%C3%A7%C3%A3o

a) Defina Estado.
b) Explique a tendência de uma Nação pretender constituir o seu Estado.
c) Dê exemplos de Estados que não correspondem a Nações.
d) Dê exemplos de Nações que não constituíram os seus Estados.



Respostas:


1. Durante o séc. XIX  a maior parte da Europa e da America do Norte vivia sob a doutrina de laissez-faire em que o Estado era para não intrevir, e foi visto que isso não funcionára pois causava excessos do Capitalismo, por isso há cerca de um século abandonou-se o laissez-faire puro dando varios papeis ao Estado. No final do séc.XX houve uma diminuição dos poderes do Estado considerável.
 
2. A escolha entre os dois tipos de Estado depende das decisões dos politicos governantes(partidos da direita- PSD e CDS, pertence a Laissez-Faire, enquanto os partidos da esquerda são o PS e o PCP, que pertencem ao Estado Providência ), assim como, a decisões ideologicas em que fazem parte o mercado ou ao plano, como por exemplo o Estado não permite que ninguem passe fome ou  não se oferença os cuidados basicos os sem-abrigo ou sem dinheiro,.

3. A globalização das economias está associada ao periodo do Final da Guerra Fria e o fim da URSS, pois durante esse periodo os dois mundos, os socialistas e os capitalistas, viviam separados o que impedia uma globalização nas economias. As economias capitalistas eram mais competitivas que as socialistas, por isso facilmente as venceram quando entraram em competição. E assim todos os países começaram a transitar para o capitalismo que hoje se está a à escala global como se fosse a única forma possível de organização e funcionamento das sociedades.
 
4.
a) Estado conjunto das instituições como o governo e as forças armadas, que controlam e administram uma nação como país soberano com estrutura própria e politicamente organizada.
b) Uma Nação é uma comunidade cultural, com ideias e traços especificos a si própria assim destinguindo-se de outras. Assim é natural que pretenda afirmar-se como entidade e asegurar o seu futuro coletivo, o que levará a formar um Estado independente, soberano no seu território sobre a sua população.
c) O Vaticano e os Estados Unidos da America por exemplo.
d) Pais Basco e o Tibete por exemplo.