segunda-feira, 9 de março de 2015

A heterogeneidade de situações de desenvolvimento 2 parte

Alexandre & Ana 
Países Desenvolvidos (Noruega, França, Finlândia e Japão)
NPI de 1ª Geração / Tigres Asiáticos (Hong – Kong, Coreia do Sul,
 Singapura e Taiwan) – NPI significa Novos Países Industrializados

2. ... criando no mínimo mais 3 Gráficos com o Gapminder World. Indicar no blogue o respectivo link e realizar um comentário breve a cada gráfico.

Grafico1 PIBpc Esperanca media de vida

No gráfico está representado a correlação positiva entre o PIB per capita, e a esperança média de vida, podemos verificar que até 1925 a esperança média de vida manteve-se até aos 60 anos, começando a crescer a partir de 1935 chegando hoje à maioria aos 80 anos, podemos verificar ainda que os países da Europa desceram na esperança média de vida e no PIB em 1914, ano da I Guerra Mundial, depois da II guerra, todos os países começaram a ter mais riqueza e uma esperança média de vida mais elevada.
Grafico2 CO2 Emissoes PIBpc
No gráfico está representado as emissões de carbono em correlação com o PIB per capita, poderemos verificar que é uma correlação positiva, pois os países mais ricos consomem mais carbono.
Podemos verificar que a maioria dos "tigres asiáticos", começaram a aparecer em 1896 e  1957  e assim que apareceram deram um salto na emissão de carbono, sinal do seu desenvolvimento e da atitude das empresas do países desenvolvidos, que desenvolvem as suas actividades  nestes países.
Grafico 3 Esperanca media de vida Mortalidade infantil
No gráfico está representado a esperança média de vida e a mortalidade infantil numa correlação negativa, em que com uma esperança média de vida baixa, os óbitos tendiam a ser muito elevados, sendo o pior caso da Coreia do Sul, que em cada 1000 morriam 600, com uma esperança média de vida de 25 anos, em 1800, agora a está a em cada 1000 morrem 3.7 com uma esperança média de vida de 81 anos.




3. ... utilizando a funcionalidade DATA do Gapminder, importar ficheiros do Excel para produzir neste software,no mínimo 3 outros Gráficos. Gravar as imagens no Paint. Produzir um comentário breve a cada gráfico.


Esperança Media De Vida

Neste gráfico está representado a esperança média de vida para os países ao longo dos anos, podemos verificar que há uma correlação positiva, e que começou a crescer mais rapidamente a partir de 1920.















Emissoes CO2

Neste gráfico podemos verificar que as emissões de CO2 nos países industriais, foi crescendo e que novos países emergentes foram consumindo também muito mais CO2. Podemos verificar também, que não existe correlação embora haja um declínio nas emissões de CO2 nos últimos anos.






Income per person (GDP/capita, PPP$ inflation-adjusted)

Neste gráfico podemos verificar que há uma correlação positiva, e que os dois países que mais pagam, são a Noruega e a Singapura, por volta dos $70000.








4. ... criando no mínimo mais 3 Gráficos com o UNdata. Publicar no blogue a respectiva imagem e realizar um comentário breve a cada gráfico.
Exemplo (login Gmail)

5. ... mencionando para os dois grupos de países a evolução do IDH assinalada no Trendshttp://hdr.undp.org/en/data/trends/




6. ... tendo em consideração o conjunto dos dados reunidos nos pontos anteriores, e os comentários parcelares.Sintetize num comentário global as conclusões a que chegou. Enriqueça o seu comentário referindo características dos países que trabalhou (utilizando os links neste post e/ou pesquisa).


Poderemos verificar com os gráficos reunidos até agora, que os países desenvolvidos, assim como os tigres asiáticos, na maioria dos casos acompanhavam-se uns aos outros no seu crescimento.
Poderemos também verificar que os tigres asiáticos começaram a acompanhar os países desenvolvidos, quando ocorrera o fenómeno da descentralização da industria, que permitiu aos tigres asiáticos desenvolverem- se mais depressa.
Para concluir, poderemos verificar que houve uma subida rápida graças às tecnologias e conhecimentos, desenvolvidos durante a época que afectaram todos os indicadores, tanto para bem como para mal.

Sem comentários:

Enviar um comentário