quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Proteccionismo versus comércio livre

1. Defina proteccionismo.

2. Refira três modalidades de facilitação das exportações associadas ao proteccionismo, explicando porque são menos "transparentes".

3. O proteccionismo pode justificar-se, temporariamente, no caso das "indústrias nascentes". Justifique.

4. Defina comércio livre.

5. Como consumidor tem alguma dúvida na opção entre proteccionismo e comércio livre? Justifique.


Respostas:
1- O proteccionismo é uma politica que remete-se a proteger as empresas nacionais, imponto taxas como os Direitos Aduaneiros que são aplicados aos produtos estrangeiros.

2- As três modalidades menos transparentes são os dumpings(o mesmo produto tem preços diferentes em vários países),o subsidio das exportações (dar dinheiro para as exportações ficarem mais baratas) e desvalorização da moeda (as exportações ficam mais baratas pois a moeda estrangeira fica a poder comprar mais), estes dizem-se menos transparentes pois não são vistos ao se comprar os produtos.

3- O Governo tenta que as empresas nascentes não entrem em falência pois na fase inicial os produtos saem mais caros que uma industria já experiente, por esta razão, protege-as do mercado exterior usando as medidas do proteccionismo nos produtos estrangeiros.

4- O comercio livre é uma politica caracterizada pela redução e/ou eliminação de direitos aduaneiros e de outras barreiras à livre circulação dos produtos entre os países.

5- Sim, pois a parte patriótica diz-nos para comprarmos mais produtos nacionais, enquanto a carteira diz-nos para ir pelo caminho menos caro.

Sem comentários:

Enviar um comentário