quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Balança de Pagamentos 2010 – 2013

O ficheiro Estatísticas de balança de pagamentos, (Fonte: BPSTAT) apresenta uma folha onde deverá efectuar os seguintes cálculos:
a) Verificar que o saldo da Balança Corrente é igual á soma dos saldos da Balança Comercial, Balança de Serviços, Balança de Rendimentos e Transferências 
b) Calcular para memória a soma dos saldos: Balança Corrente + Balança de Capital
c) Calcular em que percentagem os Serviços cobrem o défice da Balança Comercial
d) Calcular em que percentagem as Transferências cobrem o défice da Balança Comercial
e) Calcular em que percentagem os Serviços conjuntamente com as Transferências cobrem o défice da Balança Comercial

1. Preencha o ficheiro do Excel. Seleccione a área A1:H24 e copie-a para o Paint. Grave o ficheiro como imagem jpg personalizada e publique-a na sua mensagem. (Note que ficheiro inclui PREVIEW) 

2. Indique a rubrica da Balança de Pagamentos que apresenta saldo mais desfavorável. Justifique.

3. Entre as rubricas da Balança Corrente, indique as que apresentam saldo favorável para a nossa economia.Justifique.

4. Curiosamente, a soma Balança Corrente + Balança de Capital + Balança Financeira dá simétrico de uma rubrica que encontra nos dados apresentados. Identifique-a e justifique.

5. Comente a evolução da cobertura do saldo da Balança Comercial pela Balança de Serviços de 2010 a 2013. 

6. Previsivelmente em 2013 a Balança de Serviços cobrirá o défice da Balança Comercial numa percentagem superior à de 2012. Fundamente esta previsão utilizando os dados que calculou.

7. “As transferências não reflectem o desempenho da economia, porque dependem em grande medida de decisões políticas”. Comente, referindo o impacto da integração alemã sobre os fundos comunitários recebidos por Portugal.

Respostas:

1-


2- A rubrica da balança de pagamentos que é mais desfavorável é, a Balança Comercial pois Portugal importa produtos caros de grande valor e com mao de obra cara, e exporta produtos baratos de pouca especificalidade com uma mao de obra barata logo isso prejudica a balança comercial tendo o valor muito negativo resultando num defice estrutural da balança comercial.

3-As rubricas que apresentam saldo mais favorável para a economia, dentro da balança corrente são a Balança de Serviços e a Balança das Transferências, pois Portugal presta variados Serviços e tem muitos jovens e adultos no exterior a mandar dinheiro para Portugal, para as famílias.

4-O simétrico da soma da balança corrente, do capital e financeiro é a rubrica dos erros e omissões, pois rigorosamente a soma das 3 balanças deveria dar 0, mas como surgem sempre erros criou-se uma rubrica para forçar a dar 0.

5- A cobertura da Balança de Serviços em relação ao défice da balança comercial, começou em 2010 a pouco mais de um terço de cobrimento, o que foi crescendo até atingir um valor maior que a própria balança comercial em 2012 e a faltar apenas 30% para chegar a cubri-la 2 vezes em Agosto de 2013.

6-Usando os dados recolhidos do excel é possivel determinar que a balança de serviços continuará a cubrir cada vez mais a balança comercial, como foi exemplo na evolução de 2010 a 2013, que passou de 34% para 155% de cobertura.

7- Esta afirmação diz-nos que por exemplo, a Alemanha estaria com mais vontade de fazer transferências a países geograficamente mais perto ou com uma economia mais poderosa que a de portugal, pois esta não sendo tão poderosa nem em relação à economia nem com uma relação muito enraizada com os alemães estes não teriam tanta disponibilidade para realizar transferências, por esta razão as transferências são em parte de decisão politica e económica, por essa razão não reflectem o crescimento da economia, mas sim simpatias politicas. 


Sem comentários:

Enviar um comentário